Uma tragédia socioambiental de proporções ainda ignoradas

Categoria: Notícias

A exposição do fotógrafo Inácio Teixeira desvenda uma dramática realidade de sua terra natal, em plena caatinga baiana, que ficou anos a fio invisível à sociedade brasileira. É o drama da exploração do amianto, que nos seus primórdios foi considerado o “mineral mágico”; hoje, denominado a “poeira assassina” pelo rastro de destruição causado por onde foi empregado.

Leia mais: Uma tragédia socioambiental de proporções ainda ignoradas

Lançamento do Site da AVICAFE

Categoria: Notícias

Com o intuito de divulgar as informações acerca da gravidade da contaminação pelo amianto para a população do Município de Bom Jesus da Serra, Poções e municípios do entorno,  que tem sido prejudicada nos últimos 80 anos.  Além disso, trazer notabilidade à Associação das Vítimas Contaminadas pelo Amianto e Familiares Expostos - AVICAFE.

Leia mais: Lançamento do Site da AVICAFE

Uesb traça estratégias de enfrentamento à exposição ao amianto

Categoria: Notícias

De “mineral mágico” a “poeira assassina”. Assim é construída a trajetória do amianto, fibra mineral utilizada para isolamento térmico das máquinas e equipamentos industriais. Entre os anos de 1939 e 1967, a exploração do minério na cidade de Bom Jesus da Serra, Sudoeste da Bahia, foi responsável pela exposição das famílias, direta ou indiretamente, à substância. Os quase 30 anos de exploração provocaram problemas de saúde à população local e impactos ambientais.

Leia mais: Uesb traça estratégias de enfrentamento à exposição ao amianto

A UESB inicia pesquisa em Bom Jesus da Serra

Categoria: Notícias
(Bete, Leila, Karla Pithon, Thaís Brito e Fernanda Giannasi. Foto: Bira/Coperphoto)

Mais uma conquista da AVICAFE em defesa  da saúde dos ex-trabalhadores  e os expostos ao amianto em  parceria com a UESB - Campus Jequié, MPF, MPT e o total apoio  da ABREA , que possibilitou a ida de três professores da faculdade de fisioterapia da UESB, para um curso de capacitação no INCOR/USP em São Paulo .  As professoras Karla Pithon, Thaís Brito e Leila Graziele partiram de Jequié e foram buscar conhecimento junto a renomados professores da USP, na aplicação de exames de função pulmonar simples, com o uso de broncodilatador,  de exame completo por pletismografia e de critérios  e cuidados na realização de exames.

Leia mais: A UESB inicia pesquisa em Bom Jesus da Serra